quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Exposição, fama e falta de vergonha na cara

Leonardo Martins

Como é fascinante esse mundinho virtual, acelera a comunicação, concentra maior quantidade de informações, além de promover imagens e status. Exatamente! Promove imagens, oferecendo destaque a certas pessoas, seja por uma foto, por um texto ou por uma outra produção qualquer.

Cheguei a essa conclusão quando acessei o Orkut de uma grande amiga, que não via já tinha um certo tempo. Ela estava mudada, muito mais muito mudada mesmo. Tinha engordado, pintado o cabelo de verde e ainda estava com o corpo repleto de tatuagens sinistras. Coisa mais feia não existe, tenho certeza.

A minha perplexidade chegou ao seu extremo assim que cliquei no link das fotos do profile dela. Tomei um susto! Não sabia mais se ria ou se chorava por aquela pessoa em total decadência, afinal, ela era bonita e reservada. Usei a temporalidade certa! Era, somente era, tudo estava ao contrário de quando a conheci. Ela tinha se tornado um monstro.

No primeiro álbum, denominado: “Mariazinha Hta”, havia diversas fotos dela somente de biquíni fio dental, com aquela caixa de gordura, estufada e subdividida em 3 camadas, uma acima da outra e extremamente mole. Já estava me deixando com o estômago embrulhado. Não tinha santo que trouxesse meu apetite de volta. Que nojo!

Descendo um pouco em uma das fotos, pude notar que muitas pessoas já tinham visto tamanha exposição e alimentavam a loucura da Maria do Carmo, com comentários do tipo “Tá  lindonaaa, amigaa” (pra falar aquilo não deveria ser amiga de verdade) ou “Não é Ave Maria, mas tá cheia de graça...” Estava na cara que os comentários eram irônicos, pois elogiar aquilo ali, nem maluco. Mas foi no último “falso elogio”, que caí na real. “Aeeew Maricota, tá famosa, né? Todo mundo está comentando sobre suas fotos. Tá uma mais legal que a outra!” Mas é claro! O objetivo de Maria não era apenas montar um álbum de recordações, não. Ela queria, na verdade, ser notada. Já que não era mais bonita, usou sua carência de beleza para provocar uma elevação da sua própria imagem. Agora ela era famosa, mesmo que essa fama durasse só algum tempo.

Comecei a passar por diversos profiles, e as conclusões eram sempre muito semelhantes. Uns queriam divulgar seus trabalhos, seus passeios... Outros queriam mostrar suas aptidões e fisionomias. Normal, agora vou terminar esse texto, pois vou postá-lo no meu blog. Quem sabe recebo comentários e tenho meus 10 segundos de fama?

0 comentários: