sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A menina do vestido rosa

Sirleia Souza de Araújo (inspirada em uma história real)

Empolgada com o início do ano entrei em um cursinho pré-vestibular. Logo no primeiro dia de aula, notei a presença de uma menina de cabelos pretos e com um belíssimo vestido rosa que todos olhavam não sei se por causa do vestido ou por causa dela mas nem imaginei que essa seria a cena durante todo o ano. Todos os dias lá estava a menina novamente com seu vestido rosa, todo dia surgia uma nova pergunta na minha cabeça: será que ela não tem roupa? Por que o rosa e não preto ou branco ou verde sei lá qualquer outra cor? Será que ela estava pagando uma promessa? Será que é moda em algum país ou continente bem longe daqui e ela está usando? Tantas perguntas e nenhuma resposta.

A menina do vestido rosa nunca faltava aula, não tinha muitos amigos e vivia sozinha num canto da sala, chamava muita atenção por sua beleza e pelo seu tão conhecido vestido. O que as pessoas pensavam não sei, mas sei que não saia da minha cabeça a vontade de ir até ela e perguntar o motivo daquela única peça de roupa. Um dia, indo para o cursinho, parei em frente a uma loja e vi um vestido vermelho que achei que combinaria com a menina do vestido rosa mas não comprei pois não a conhecia e não sabia o que ela iria achar. Talvez não aceitasse o presente e pensasse que foi um insulto então resolvi não me aproximar.

Algum tempo se passou e um dia ao chegar no cursinho não apenas eu mas todos sentiram algo de diferente na sala, ela não estava lá. Acabou a aula e todos se olharam perguntando-se dentro de si: Onde está a menina do vestido rosa? Pensei, talvez desistiu do curso ou foi embora para outro lugar, fiquei preocupada, confesso, decepcionada. Mas todos se perguntavam sobre o que teria acontecido. Passou um dia, dois, três, e até que a resposta viria no quarto dia do diretor do curso que uma garota foi encontrada morta na rua ao lado enquanto atravessava a pista, ela parou para ajeitar o vestido que trajava. A jovem estava com o livro do curso na mão, tinha cabelos pretos e usava um vestido rosa, naquele instante todos sabiam de quem se tratava.

Chorei a perda da menina, senti não tê-la conhecido melhor, senti em não ter me aproximado dela e de não ter lhe dado o presente enquanto havia tempo, sei que todos sentiram o mesmo pois outra chance não teremos de vê-la. Os anos passaram, hoje nos tornamos universitários e alguns já são profissionais que não vejo desde aquela época, mas tenho no meu coração a certeza de assim como eu todos eles até hoje se perguntam e irão se perguntar sempre o que jamais iremos saber porque a menina do vestido rosa, como ficou conhecida, usava todos os dias aquele lindo vestido rosa.

0 comentários: